top of page

Quanto tempo você fica nas redes sociais?

O mundo super conectado ‘exige’ presença constante dos internautas


Abre o whastapp, ignora muitos grupos, pensa pela milésima vez e decide sair de um dos grupos, até pondera que o pessoal vai ficar chateado, ah... tudo bem! Resolve sair mesmo do grupo. Whats sinaliza mensagem do fulano, deve ser importante ‘tem que abrir’, é um vídeo daquele canal que você curte no Youtube, assiste um, assiste dois, três vídeos. Opa! Volta para o aplicativo de mensagens, para que mesmo? Bem, já está aberto e chegaram novas mensagens, uma no grupo da família, aquela tia querida dando um “bom dia, família”. Ah, essa outra é interessante, link do Facebook, rolando o feed, já curtiu algumas fotos, se irritou com outras postagens e voltou para o whats, finaliza e fecha o smartphone. Segundos depois, porém, lembra que faltou dar uma olhada no Instagram, confere o ritmo dos amigos, inveja aqueles stories que ficaram top, e agora sim pode acordar e sair da cama. Se para você parece ficção, para a maioria dos internautas brasileiros isso já é rotina.


Brasileiro é o terceiro que mais fica na internet


Um levantamento da agência We Are Social e a plataforma Hootsuite, indica que o brasileiro gasta 3 horas diárias nas redes sociais. Navegando na web ele fica conectado nove horas e 14 minutos, a cada dia. O brasileiro é o terceiro no ranking mundial em tempo de permanência na internet. O indicativo é de que em termos de acesso a internet somente é maior na Tailândia onde a média diária é de nove horas e 38 minutos e nas Filipinas onde chega a nove horas e 24 minutos.


Ultraconectados e cada vez menos dependentes do computador segundo dados do Comitê Gestor da Internet no Brasil, de 2018, que mostram que 49% dos usuários usam apenas o telefone celular para acessar a rede e que 47% alternam entre o aparelho móvel e o computador, nesse último caso, indicadores apontam para as classes A e B.

Mas, a facilidade expandiu para as classes D e E o uso das redes, devido ao baixo custo dos dispositivos móveis o indivíduo se conecta o tempo todo. Não existe mais ociosidade, nem mesmo para olhar para o lado, se está na espera do consultório, do ônibus ou da reunião a alternativa é dar uma olhadinha nas redes sociais.

De uma forma geral os brasileiros seguem uma tendência global. A estimativa é de que 39% da população do planeta, cerca de 2,9 bilhões de usuários fazem acessos exclusivamente pelo smartphone.


Aliás, você tem novas ‘mensagens’ no whats, é o pessoal daquele grupo que você saiu te adicionando para voltar. Você já foi reincluído no grupo!


Brasileiro fica mais de três horas por dia nas redes sociais, outros dados curiosos:

- População da Tailândia passa 9h e 38 minutos conectada à internet, por dia;

- Tailândia, Finlândia e Brasil estão no ranking dos países, nos quais as populações mais ficam conectadas no mundo;

- 70% dos acessos à internet de brasileiros são provenientes de conexões pré-pagas;

- A proporção do uso de telefones celulares na população do Brasil segue a média global são 68% dos brasileiros usando telefones móveis.

13 visualizações0 comentário
Fale conosco
bottom of page