Saída de Ronaldo levanta a bola do Corinthians na web

Time foi assunto em metade das menções nas redes sociais sobre 20 principais clubes de futebol do país

São Paulo – Durante o período de 11 a 15 de fevereiro, a MITI Inteligência realizou um estudo que analisou o buzz que o mundo do futebol causa na rede. Foram capturadas 112.206 interações citando os 20 principais clubes de futebol do país (série A do Campeonato Brasileiro de 2011).


Para a gerente de inteligência e marketing da MITI Inteligência, Elizangela Grigoletti, as mídias sociais trazem o famoso papo do boteco para o meio on-line. “O mundo esportivo também movimenta as redes sociais. Vários jogadores têm presença ativa na web e por consequência movimentam também as interações entre os próprios torcedores”, ressalta. Por meio da plataforma PostX foram monitorados Twitter, Facebook, YouTube, Blogs e Fóruns.


A pesquisa constatou que o clube mais popular nas redes sociais é o Corinthians, com mais de 25 mil menções, quase o dobro do segundo time mais comentado, o Flamengo, com menos de 13 mil citações. O principal motivo para esta condição foi a aposentadoria do Ronaldo, que aconteceu durante o período monitorado. Na terceira posição ficou o Vasco, com quase 12 mil interações. Graças a um placar elástico no jogo contra o América-RJ (9×0), o clube foi lembrado inclusive por torcedores de times rivais. Na sequencia vieram: Palmeiras, Botafogo, Santos, Grêmio, São Paulo, Cruzeiro, Fluminense, Internacional, Atlético MG, Avaí, Coritiba, Bahia, Figueirense, Atlético PR, Ceará, Atlético GO. O clube menos citado foi o América de Minas Gerais, com pouco mais de 30 comentários.


Considerando as citações dos quatro grandes times paulistas e dos quatro grandes times cariocas, que totalizaram 84,5 mil menções, o Twitter foi a rede responsável pelo maior número de interações, representando 54,99% do total. O Facebook gerou mais de 26 mil comentários, representando 31,63% das interações. Os Blogs representaram 8,70%, com cerca de 8 mil menções, e o Youtube, entre vídeos e comentários, gerou mais de 3 mil citações no período analisado.


Buscando entender de maneira mais aprofundada como o torcedor se comporta nas mídias sociais, a pesquisa filtrou o conteúdo relacionado às torcidas dos quatro maiores clubes do Brasil: Corinthians, Flamengo, São Paulo e Palmeiras. Do total de 4.248 interações capturadas quando o assunto em pauta é a relação do torcedor com os times em questão, o Corinthians continuou sendo o mais citado, com mais de 50% das menções. Desse conteúdo, 40% se referia ao Ronaldo, demonstrando a importância do jogador para o clube e torcida. 58,12% do conteúdo apresentou um caráter neutro, 25,13% positivo e 16,75% foram comentários negativos – principalmente manifestações das outras torcidas que expressavam sua rivalidade com o clube e, por conseqüência, seu descontentamento com o ex-jogador Ronaldo.


FONTE DA NOTÍCIA: EXAME

0 visualização0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
  • Facebook
  • Instagram
  • Preto Ícone LinkedIn
  • Twitter
Fale conosco