Media Training como facilitador da comunicação interna e externa das empresas

As empresas responsáveis e com políticas de valorização de marca costumam planejar o desenvolvimento dos seus colaboradores para que dominem os processos e que também possam desempenhar as atividades cada vez com mais habilidade e conhecimento. Ocorre que muitas vezes a comunicação interna é falha, assim como a exposição externa.


O Media training é um treinamento para facilitar o desempenho comunicacional dos profissionais, ao aprenderem técnicas de relacionamento com a imprensa desenvolvem também maior habilidade de comunicação interna. Falar da forma correta, com segurança, apresentando ponto de vista e defendendo a marca. Quem não quer, um habilidoso, porta voz em sua empresa? O Media training faz essa classificação e o prepara para a função, inclusive com posicionamentos firmes para momentos de crises. Treinamento é como uma vacina que previne situações mais graves, e melhor ainda se essas possibilidades forem eliminadas logo no início.


Media training identifica porta vozes


O treinamento não ensina apenas como conceder uma entrevista, ele contribui para identificar características que podem facilitar a comunicação na hora de enfrentar situações estressantes. Afinal, falar em público ou para um público pode ser difícil mesmo para quem se considera preparado. Conceder uma entrevista, não é tarefa fácil, exige total conhecimento dos processos da empresa ou marca, moderação para expor sensações pessoais e cautela para não pontuar detalhes desnecessários. Mas o mais importante é conseguir demonstrar com credibilidade que o que se fala é a verdade. A imprensa quer informações, dados e não tolera erros por menores que sejam.


Você já se imaginou em frente a câmera de uma emissora de tv? Em frente a um amontoado de microfones? Ao assistir um noticiário imagine como você responderia a perguntas simples sobre o seu trabalho. E vá imaginando situações que fujam da normalidade, como em um acidente de trabalho, com colegas feridos e cobranças de explicações. Como resumir a verdade, sem diminuir a atenção ao problema? Pensar rápido resolve? Ajuda, mas é necessário ter conexões informativas que corroborem para demonstrar a responsabilidade da empresa. O treinamento inclui práticas e didáticas que colaboram com para essa agilidade informativa. Mas continue imaginando as inúmeras situações que podem exigir uma posição oficial da empresa, agora nos meios digitais, hoje tão propensos a efeitos em cascata. E se um colaborador da empresa der uma resposta “atravessada” em uma rede social e isso gerar um boicote aos seus produtos, será que uma nota ou um pedido de desculpas vai resolver?


Estar preparado para agir nestas situações vai contribuir para que a comunicação interna também seja preventiva, ter direcionamentos prévios é muito importante.


Social Media training


As mídias digitais tornaram necessário treinar equipes para atender demandas dos novos meios de comunicação. Não basta estar atento à linguagem ou conceitos, é importante relacionar-se com os seus seguidores. Gerar engajamento digital é o que todos querem, mas isso exige que o social mídia desperte a empatia do público. O social media training é o mais recente treinamento que também atende essa necessidade, pontuando possibilidades e diminuindo riscos. Também é uma forma habilitar o profissional para estreitar as relações com os influencers do segmento e de personalizar o comportamento da empresa ou marca nas redes sociais.


A comunicação sempre foi uma necessidade, comunicar-se bem sempre foi indispensável, e no mundo global digital comunicar-se de acordo com os segmentos é imprescindível. Conheça as soluções inovadoras da Ai5 Comunicação e Estratégia.

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