top of page
  • Imprensa

Jobs, Apple e iPad: quase 5 mil menções por dia em redes sociais

Estudo apontou também como anda o mercado de tablets no Brasil e o que internautas têm falado sobre os concorrentes do iPad 2


São Paulo – De 14 a 18 de março, a MITI Inteligência monitorou o universo web – Twitter, Facebook, Youtube, blogs, fóruns, sites de reclamação e mídias online – a fim de identificar o que o público brasileiro fala sobre Steve Jobs, a Apple e o iPad 2 .


Foram capturadas mais de 22 mil interações, quase cinco mil por dia. Além disso, o estudo apontou como anda o mercado de tablets no Brasil e o que os internautas têm falado sobre os principais concorrentes do recém-lançado iPad 2. 


Uma das principais responsáveis pela movimentação no período foi a declaração do cantor Jon Bon Jovi de que Steve Jobs era o culpado pelo fim da indústria fonográfica, com o iTunes.


A repercussão da declaração gerou um grande buzz nas redes, com bastante replicação da notícia e manifestações de apoio ou críticas ao cantor e ao próprio fundador da Apple.

Outro fomentador da marca na web foi o lançamento da nova versão do iPad. Só no período monitorado, foram capturadas 6.665 citações sobre o tablet. “O produto foi lançado nos Estados Unidos, no dia 11 de março. Buscamos entender com o estudo a repercussão na imprensa acerca do lançamento e a expectativa do consumidor brasileiro sobre a chegada por aqui”, comenta Elizangela Grigoletti, gerente de inteligência e marketing da MITI Inteligência.


Quando comparado com os concorrentes, o iPad 2 está na frente, com 31,4% das citações, mas logo seguido pelo Galaxy Tab, assunto de 28,8% das interações capturadas. “O tablet da Samsung, que já foi apontado como segundo lugar no market share no ano passado, também mantém a repercussão no buzz online”.


“Em terceiro lugar, o Xoom da Motorola esteve presente em 10% das citações e vem recebendo críticas bastante positivas, sendo considerado superior ao iPad e à altura do iPad 2”, relata Elizangela. Outros três concorrentes pouco citados – menos de 1% das menções – foram o Dell Streak, o HTC Flyer e o LG Optimus Pad. O Playbook da RIM – fabricante do Blackberry – apareceu em quarto lugar em uma quantidade significativa de interações (4,5%), o que mostra que está chamando a atenção dos internautas brasileiros.


FONTE DA NOTÍCIA: EXAME


4 visualizações0 comentário
Fale conosco
bottom of page