top of page

Franquias baratas para 2020: 56 redes para investir

Ter o próprio negócio é um dos principais sonhos dos brasileiros. Mas, muitos deles acabam adiando esse desejo ou por conta dos desafios de iniciar um empreendimento do zero, ou pelo alto valor de investimento que uma empresa pode demandar. Nesses dois casos, existe um modelo que pode ser o ideal: as franquias baratas.


Um dos poucos mercados que vem mantendo um crescimento constante, mesmo através dos anos de instabilidade econômica, o franchising pode ser o melhor caminho para quem quer empreender com o suporte de uma marca que já é reconhecida e tem know how do mercado.


Para se ter uma ideia, de acordo com dados da Associação Brasileira de Franchising (ABF), as franquias brasileiras faturaram 174,8 bilhões de reais em 2018, um crescimento de 7,1% em relação ao ano anterior.


O número de redes, unidades e vagas de emprego também se mostraram positivos. Até a análise específica de cada setor apresentou crescimento.


Em 2019, o ritmo continuou acelerado. Só no primeiro semestre do ano, a ABF identificou um crescimento de 6,4% no faturamento das redes de franquias e um faturamento total superior a 84,5 bilhões de reais.


Os dados indicam que o franchising deve encerrar o ano com números ainda mais altos que 2018 e o as projeções dos especialistas nos fazem crer que 2020 deve ser ainda melhor.

O boletim Focus, por exemplo, estimou a expansão do PIB (Produto Interno Bruto) de 2%, o que revela que 2020 deve ser um ano mais estável e próspero economicamente.

Isso o torna ideal para investir em uma franquia barata: negócios que contam com baixo custo inicial e que são perfeitos para quem empreender, mas tem um capital limitado.

Nesta matéria, você encontra algumas das principais tendências para quem quer abrir uma franquia em 2020 e conferir as principais franquias baratas, com investimentos até 100 mil reais.


Franquias baratas para 2020: setores

Se você está em busca de franquias baratas para 2020, existe um grande leque de redes para investir. Mas, um dos primeiros passos é verificar qual nicho de mercado é mais atraente e promissor.


A seguir, pontuamos alguns dos segmentos de franquia que devem se destacar em 2020 e que você deveria conhecer.


Franquias para 2020: Alimentação

Em 2018, as franquias de alimentação faturaram mais de 45,8 bilhões de reais, segundo a ABF, o que torna o setor o mais rentável no franchising brasileiro.


Neste segmento, há alguns nichos que já vêm despontando no mercado e devem ganhar ainda destaque em 2020, a começar pelas franquias de alimentação saudável.


Citadas por todos os especialistas, elas acompanham a busca do brasileiro por uma vida mais saudável e equilibrada, e tem mostrado que chegaram para ficar.


“A prática de atividades físicas tornou o setor de alimentação saudável a bola da vez, incluindo grandes players do mercado de fast food que começaram a direcionar seus negócios com opções saudáveis. Tudo isso tornou o setor de alimentação saudável uma grande tendência para os próximos anos”, diz Pedro Almeida, consultor de franquias e diretor da Franchise Solutions.


Importante mencionar que na categoria de franquias de alimentação saudável é possível explorar diversos nichos, como orgânicos, refeições congeladas, suplementos, alimentos veganos, sem glúten e mais.


Ainda dentro do mercado de alimentação, o delivery também deve se estabelecer como uma forte tendência no franchising.


Mesmo já sendo largamente conhecido pelos brasileiros, esse nicho ainda não tinha se desenvolvido tão bem como franquia, mas isso deve mudar em 2020.


A Pesquisa Food Service 2019, apresentada pela ABF, identificou que 78% das marcas pretende investir em delivery e 68% em pedidos online.


Nesse sentido, um dos nichos que pode se destacar muito são as franquias de delivery via aplicativo. Muitas delas configuram-se como franquias baratas e você vai conhecer algumas já já.


Franquias para 2020: Educação

As franquias de educação também costumam ser opções muito visadas por quem se interessa por franquias baratas. E esse setor tem suas próprias tendências.


A Pesquisa Setorial de Educação de 2019 identificou que ainda existem muitas oportunidades para franquias de idiomas, já que poucos brasileiros são fluentes em inglês e espanhol, por exemplo.


Há ainda nichos que estão em ampla expansão, como as redes especializadas no ensino de robótica e programação, assim como o reforço escolar e tutoria.


Além dos segmentos mais específicos, se destacam as novas formas de posicionar os serviços de educação e o desenvolvimento de estratégias para alcançar novos públicos.

Alguns exemplos dessas inovações que vem sendo aplicados por muitas redes de franquias de educação são: cursos oferecidos dentro de escolas e condomínios; ensino híbrido que mistura o presencial e o digital; metodologias multidisciplinares que desenvolvem habilidade como empreendedorismo, liderança e pensamento crítico.


Franquias para 2020: Beleza e estética

O segmento de saúde, beleza e bem-estar movimentou quase 32 bilhões de reais em 2018 e deve continuar em alta em 2020.


Neste setor, o consultor e fundador da Business Franquias, Daniel Costa, acredita que as franquias que vendem assinaturas de serviços ou fast-services, vão se destacar nos próximos meses.


Daniel defende que esses serviços de beleza resolvem uma “dor” comum das brasileiras: a falta de tempo para agendar e esperar por tratamentos como manutenção das unhas, depilação e hidratação capilar.


Pedro concorda: “clínicas especializadas em tratamentos estéticos, devem largar na frente, visto que as pessoas começam a investir em autoestima, viabilizando novos negócios, empregos e fazendo a roda da economia girar”.


Kaká Souza, diretor geral da consultoria Goakira, aponta ainda um outro nicho, que pode se encaixar no setor de saúde, beleza e bem-estar: os serviços voltados para consumidores com mais de 60 anos.


“Essa ‘economia prateada’, é um mercado representativo, com mais de 30 milhões de consumidores com mais de 60 anos gerando riqueza e gastando no Brasil”, diz Kaká Souza.

Nesse sentido, franquias de salão de beleza, franquias de estética, cosméticos, cuidadores de idosos, clínicas e consultórios devem ser alguns dos destaques no próximo ano.


Franquias para 2020: tecnologia e eletrônicos

Luiz Lanzini, estrategista da Trajetória Consultoria, também espera um desenvolvimento para as franquias ligadas a tecnologia e eletrônicos em 2020, em especial, a assistência técnica para tablets, smartphones e computadores pessoais.


“Este nicho deve crescer muito porque a maioria destas franquias exigem menos capital por parte do pretendente franqueado, pois exigem menos ou nenhum investimento em imóveis, instalações, equipamentos e estoques”, explica.


De fato, o setor de comunicação, informática e eletrônica, segue em crescimento no franchising e tem uma característica importante: o mercado é o segundo maior no nicho de microfranquias baratas.


Nas microfranquias, um dos tipos de franquia que mais cresceram nos últimos anos, o aporte inicial é de até 90 mil reais e a estrutura é mais simples, podendo ser operada até mesmo na própria casa do franqueado.


No último levantamento da ABF, de 2018, 87 microfranquias pertenciam a esse segmento.

Isso só reforça como, realmente, as franquias ligadas à tecnologia e eletrônicos podem ser opções bem interessantes de franquias baratas.


Franquias baratas para 2020: modelos de negócio

Os especialistas entendem que os modelos de negócio mais populares devem continuar sendo os mais enxutos, como as microfranquias e as franquias home based.


Pedro confirma: “Por conta da crise que passamos, muitas franquias tiveram que rever seus modelos, diminuindo tamanhos e custos operacionais. E isso com certeza ainda será muito latente em 2020”.


Os quiosques e franquias em containers também são modelos de negócio que, por ocupar uma área menor do que uma loja física, são opções interessantes de franquias baratas e que devem continuar fazendo sucesso em 2020.


Franquias baratas para 2020: expansão e estratégia

Quem quer investir em uma franquia barata também deve estar de olho nos principais movimentos de mercado no que diz respeito às práticas de expansão, inovação e estratégia das redes. E é isso que veremos a seguir.


Franquias para 2020: interiorização

Em 2019 notou-se no franchising um forte movimento de interiorização de franquias e essa também é uma tendência que deve se manter no próximo ano.


Fugindo da saturação dos grandes centros urbanos, muitas redes têm buscado pequenas cidades e bairros para aumentar sua capilaridade e alcançar novos públicos.


Aqui, novamente, as franquias baratas fazem sucesso.


Para penetrar nestes mercados menores, as franqueadoras têm utilizado formatos mais baratos e com estrutura menor, como quiosque, container e franquias home office.


As franqueadoras que ainda não tinham esse tipo de modelo de franquia, estão desenvolvendo formatos mais econômicos justamente para se inserir nesses mercado, até então, pouco explorados pelas grandes marcas.


Franquias para 2020: integração de canais e tecnologia

Quem quer investir em franquias baratas também deve estar por dentro das principais tendências de gestão e operação no franchising. O uso da tecnologia tem sido uma das mais marcantes.


Recursos como inteligência artificial, equipamentos que utilizam realidade aumentada, novos softwares e aplicativos têm se destacado muito entre as marcas, inclusive as franquias baratas.


Normalmente, o foco da tecnologia é proporcionar uma experiência mais interativa, diferente e completa ao consumidor, e isso é fundamental para encanta-lo e fideliza-lo.

Nesse sentido, a adoção de estratégias e técnicas voltadas ao omnichannel – integração entre diferentes canais – também se torna uma tendência.


“Para proporcionar melhor experiência de consumo ao cliente, não basta ter múltiplos canais de comunicação e vendas, é preciso unificá-los, sem causar ruídos. A junção do físico com o digital (fisital) é uma tendência e um desafio para as redes”, explica Daniel Costa.


Franquias baratas para 2020: 55 redes para conhecer e investir

Existem muitas opções de franquias baratas que estão alinhadas com as principais tendências do mercado e podem ser ótimos negócios para o próximo ano.


A seguir, você confere uma seleção com algumas das melhore redes de franquias até 100 mil reais para empreender em 2020.


FONTE DA NOTÍCIA: GUIA FRANQUIAS DE SUCESSO

107 visualizações0 comentário
Fale conosco
bottom of page