Assessoria de imprensa, assessoria de comunicação ou relações com a mídia

A assessoria de imprensa passou por momentos de adaptação ao longo dos últimos anos. Por algum tempo adotou a designação de assessoria de comunicação, ampliado a visão e as funções desenvolvidas nas empresas públicas ou privadas, e mais recentemente se intitulou “relações com a mídia” e também abarcou a produção de conteúdo para novos espaços digitais, fortalecidos pela revolução tecnológica que atingiu com força a comunicação. Mas o que fazem os profissionais da assessoria de imprensa?

A assessoria de imprensa é uma das atividades da comunicação corporativa, e tem como objetivo estreitar o relacionamento de marcas, empresas ou personalidades com jornalistas e veículos de comunicação. A assessoria de imprensa pode conquistar mídia espontânea e mesmo citações positivas dos assessorados nos meios de comunicação que hoje vão desde os tradicionais: jornal, revista, rádio e TV, aos meios digitais como: portais de notícias, blogs e mesmo redes sociais. São os assessores de imprensa que mediam relações entre fontes e jornalistas, inclusive gerenciando menções negativas como ocorrem em crises envolvendo empresas ou personalidades usando suas relações profissionais e estratégias para isso.

Assessoria de Imprensa Inteligente

O diferencial das empresas que propõem uma nova assessoria de imprensa está justamente na junção das atividades da comunicação aos recursos tecnológicos disponíveis. A nova ordem comunicacional também exige assertividade e inovação, além da criatividade responsável. É importante abraçar causas, estar associado aos assuntos relevantes e que geram engajamento necessário para que o público alvo o identifique e tenha empatia com sua marca ou empresa, entre tantas outras concorrentes. A assessoria de imprensa inteligente também faz uso das estratégias de marketing, afinal é uma proposta de venda. Venda de uma ideia, de uma imagem, de uma marca e com prospecção de negócios que poderiam ser descritos através do retorno com a credibilidade.

O poder da comunicação atrelado à inteligência pode dar resultados ainda mais exponenciais, entregando ao indivíduo exatamente o que ele busca. E a partir dessa comunicação assertiva é necessário entender onde está o público consumidor e usar a ferramenta certa para atingi-lo.

A assessoria de imprensa não contempla apenas a produção e distribuição de releases, o relacionamento com a imprensa, ou a preparação de porta-vozes para entrevistas, é vital que o trabalho acompanhe a exposição da marca, acompanhe relatórios e métricas de exposição e visibilidade, desenvolvendo as melhores estratégias para colocar a marca, empresa ou personalidade não apenas na imprensa, mas entre aquelas marcas que traduzem credibilidade e empatia junto ao público.