Explore ao máximo as ferramentas no seu e-commerce e você vai perceber que muitas delas, mesmo que habituais, são de extrema importância e vale dedicar um tempo para entender como cada uma funciona.
Por Alfredo Soares (*)
Para ampliar oportunidades de venda no comércio eletrônico, diversas ferramentas estão disponíveis atualmente. Uma delas é o e-mail marketing, ainda muito eficaz para apresentar produtos e manter seu negócio presente no dia a dia dos clientes. No entanto, a falta de estratégia e o uso excessivo desse recurso pode prejudicar diretamente as taxas de entrega e abertura, além, é claro, da percepção de sua marca. Para criar e-mails marketing mais assertivos, preparei algumas dicas que, na prática, potencializam essa ferramenta:
Inove nos assuntos
O primeiro item que seu cliente vai ver ao receber o e-mail é o assunto. Se a mensagem recebida não tiver um título atrativo e que fuja dos atuais padrões, muito provavelmente o e-mail pode ir imediatamente para a caixa de spam. Por isso, é importante que, no assunto, o lojista fuja de clichês e evite assuntos muito longos. Uma outra dica é ir direto ao ponto e, ao mesmo tempo, tomar cuidado para não cair no lugar comum, evitando palavras que já são conhecidas nos serviços antispam. Segundo levantamento da Dinamize, empresa de e-mail marketing, algumas palavras devem ser evitadas no assunto, como compre, aproveite, grátis, oferta e imperdível. Veja a lista completa no blog da empresa.
Aproxime-se do seu cliente
Para a criação do assunto ideal é fundamental que você fale a mesma língua que o seu cliente e tenha uma persona clara para o seu negócio. Tenha isso definido e conseguirá conhecer a voz do seu cliente, seus hábitos e costumes. O conhecimento detalhado do seu público-alvo fará toda a diferença, pois direcionará não só o assunto do seu e-mail marketing, mas todo o conteúdo. Procure a linguagem que mais se encaixe ao seu mercado de atuação, evite termos rebuscados se o segmento não exigir e retenha o interesse do cliente por meio de mensagens que possam ser introduzidas naturalmente no dia a dia dele.
Além de um conteúdo atrativo, a campanha pode oferecer algum benefício ao consumidor, que seja mais do que apresentar ofertas da loja, desconto ou brindes. Apesar do foco na venda ser muito importante para o negócio, vale utilizar o e-mail marketing para agregar valor ao cliente e para isso as oportunidades são diversas, como oferecer dicas, por exemplo. Se a sua loja vende produtos para crianças, busque encantar as mães compartilhando dicas e conselhos sobre cuidados com o bebê, divida pesquisas recentes que envolvam pais e filhos, mostre-se interessado na pessoa. Se a loja é de moda feminina e acessórios, compartilhe informações sobre tendências da próxima estação ou looks inspirados em celebridades?! Já se a loja vende calçados masculinos, compartilhe com seu público formas de contribuir para a durabilidade do sapato, dicas de cuidados antes e após o uso.
Deixe a chatice de lado
A seriedade é necessária, mas não precisa ser chato o tempo todo. Procure desenvolver conteúdo de fácil leitura, leve e rápido. Fazer uso de imagens pode ser uma solução para tornar a mensagem mais ‘amigável’, mas não caia na armadilha de criar uma mensagem cheia de gifs e ilustrações que podem levar seu e-mail para a caixa de spam. Sempre que possível, pense com cuidado na frequência de envio, pois enviar e-mails demais pode saturar a sua base, fazendo com que sua taxa de abertura diminua a cada novo envio. Encontre um equilíbrio e escolha os dias para o envio de mensagens que melhor funcionem para o seu negócio. Vale lembrar que isso será descoberto a partir de testes.
Com essas dicas o seu e-mail marketing será muito diferente do que é hoje e, com certeza, trará muito mais resultados. Explore ao máximo as ferramentas no seu e-commerce e você vai perceber que muitas delas, mesmo que habituais, são de extrema importância e vale dedicar um tempo para entender como cada uma funciona. Hoje tratamos do e-mail marketing, mas não deixe de olhar com muita atenção para outros recursos que impulsionarão suas vendas e renderão parcerias a longo prazo para o seu negócio.
(*) Alfredo Soares, Head Global SMB da VTEX
FONTE DA NOTÍCIA: PROXXIMA
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